terça-feira, 30 de agosto de 2016

Olimpoesia


Fui na padaria Sabor de mel
outro dia de manhã
reparei que as pessoas
assistiam o jornal na televisão
todos atentos as notícias
embora soubessem que sempre é a 
mesma coisa.Crimes, corrupção e acidentes
entendo que as medalhas nas olimpíadas não
resolvem os problemas dos brasileiros.

CarlosAssis





Variações da Vara

Percha escarcha no Empíreo
Ou mastro de nave, navio
Selenitas jogam golfe na Lua
O fadejar do fade
Muligan em Maginus
O verbo gerbo desponta
Sapo com apo no apófige
Intanha façanha conquistada
Todo escarcéu adjunto
Coendu adendo crescendo
Fiambre no escalambre
Ou mufla de tomada elétrica
Aguarda o curto-circuito
Elétron ao relento
Recordo do recorde atingido
Ouro ousado que outrega
A áurea da araué
A prata para aptar a barata 
O bronze que brotoeja no peito
Vitória do Torilo
Derrota necessária para o autoconhecimento
Remisga de esgrima como espólio.


                                                         Ednei Rodrigues

Glossário:

Percha:Vara, acessório de ginastas, equilibristas etc.
escarcha:congelar
fadejar:Cumprir o fado ou o destino.
Fade (golfe): efeito de vôo da bola, finalizando a sua trajetória com pequeno desvio para a direita.
Muligan:(golfe)nome que se dá à segunda bola quando se falha a primeira tacada.
Maginus:cratera da Lua 
gerbo:Mamífero miomorfo roedor da família dos dipodídeos, de patas traseiras muito compridas, com três dedos, que são bons saltadores
apo:Haste de ferro ou madeira
 intanha:espécie grande de sapo
coendo:Grunhido do porco
escalambre:de escalambrar.
Ação de escambrar, de haver uma fresta, abertura num céu enevoado.
mufla:Ornato em forma de focinho de animal.
Araué:espécie de barata
Torilo:Ponto de onde nasce a flor, no pedúnculo.
Resmiga:vestígios,restos de alguma coisa.



Independência


Recuso-me a aceitar o que me derem.
Recuso-me às verdades acabadas;
recuso-me, também, às que tiverem
pousadas no sem-fim as sete espadas.

Recuso-me às espadas que não ferem
e às que ferem por não serem dadas.
Recuso-me aos eus-próprios que vierem
e às almas que já foram conquistadas.

Recuso-me a estar lúcido ou comprado
e a estar sozinho ou estar acompanhado.
Recuso-me a morrer. Recuso a vida.

Recuso-me à inocência e ao pecado
como a ser livre ou ser predestinado.
Recuso tudo, ó Terra dividida!

Jorge de Sena"'Coroa da Terra"'



Nenhum comentário: