sábado, 20 de março de 2021

Anagramas do ínfimo


O VERME E A ESTRELA

Agora sabes que sou verme.
Agora, sei da tua luz.
Se não notei minha epiderme...
É, nunca estrela eu te supus
Mas, se cantar pudesse um verme,
Eu cantaria a tua luz!

E eras assim... Por que não deste
Um raio, brando, ao teu viver?
Não te lembrava. Azul-celeste
O céu, talvez, não pôde ser...
Mas, ora! enfim, por que não deste
Somente um raio ao teu viver?

Olho, examino-me a epiderme,
Olho e não vejo a tua luz!
Vamos que sou, talvez, um verme...
Estrela nunca eu te supus!
Olho, examino-me a epiderme...
Ceguei! ceguei da tua luz?

PEDRO KILKERRY




Nobilitar o labirinto

Tens um pouco de verme
Todos nós temos
Depois com toda empáfia
Nobilitar o labirinto

Ascoitar o asco
E o ascoma no remo
Permitiu uma viagem mais longa
O Mar não permitiu a libido

Tens um pouco de Priapulida
Pelo que não foi polido
Vernizar toda Vernizeira
A polidez do polídimo

Já pode ser político
Déspota de um leixão
Foi a leixa da metáfora
Proselitismo não aceito

Objeto de admiração e ojeriza
Ela é um poderoso argumento de marketing
E, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiança e repressão preventiva
Tens o logro

Já que é servo do verso
Lacaio do lacanhal
Sabujo do arujo
Vassalo do vasto

Não podia se esperar muito
De uma estrela prestes a explodir
Não sou exigente
Só queria um vislumbre.

                            EPR


O DEUS-VERME

Fator universal do transformismo.
Filho da teleológica matéria,
Na superabundância ou na miséria,
Verme - é o seu nome obscuro de batismo.

Jamais emprega o acérrimo exorcismo
Em sua diária ocupação funérea,
E vive em contubérnio com a bactéria,
Livre das roupas do antropomorfismo.

Almoça a podridão das drupas agras,
Janta hidrópicos, rói vísceras magras
E dos defuntos novos incha a mão...

Ah! Para ele é que a carne podre fica,
E no inventário da matéria rica
Cabe aos seus filhos a maior porção!

AUGUSTO DOS ANJOS

2 comentários:

Bellatrix disse...

maravilhosa poesia de muita profundidade. adorei. li com muita atenção e desfrutei de cada segundo em transe com seus versos. meus aplausos. agradeço imensamente sua visita ao meu blog. um abraço. bia do blog www.rumoaminhamente.blogspot.com

Ednei disse...

obrigado pela leitura!