sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Prefixo determinante


Lágrimas Ocultas


Se me ponho a cismar em outras eras 
Em que ri e cantei, em que era querida, 
Parece-me que foi noutras esferas, 
Parece-me que foi numa outra vida ... 


E a minha triste boca dolorida, 

Que dantes tinha o rir das primaveras, 
Esbate as linhas graves e severas 
E cai num abandono de esquecida! 



E fico, pensativa, olhando o vago ... 

Toma a brandura plácida dum lago 
O meu rosto de monja de marfim ... 



E as lágrimas que choro, branca e calma, 

Ninguém as vê brotar dentro da alma! 
Ninguém as vê cair dentro de mim! 


Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"   


Corolário

Minha solidão depende de sua ledice
Defende mas depois fende
Então não adianta muito
Decente até o cio
Decesso do que eu penso
Degelo de tudo 
Minha lágrima não é a mesma 
Verte como eversite
Potável para o deserto
Da emulsão da lágrima
Obtém-se Thar
Esperava o que?
A melhor mistela?
Tira o amargo da boca
Faltou potássio para o ímpeto
Faltou inspiração para a poesia
Agora o metal depende da metáfora
Tempos de persuasão
Temos ainda o vazio
O que fazer com ele?
Não se pode apenas ignorá-lo
Que ele volta mais forte

                                               Ednei P.Rodrigues

Glossário:
eversite-Explosivo à base de ácido pícrico.
Thar-O deserto do Thar ou Grande Deserto Indiano é uma extensa região de deserto
arenoso situada na região noroeste da Índia e região oriental do Paquistão.
Limita-se ao noroeste com o rio Sutlej, ao leste com a cordilheira Aravalli.

Nenhum comentário: