sábado, 19 de dezembro de 2015

1º Microconto Poético


 APAGEM TODAS AS VELAS,ANTES QUE ELAS QUEIMEM TUDO.
 





Entre os teus lábios
Eugénio de Andrade

Entre os teus lábios
é que a loucura acode,
desce à garganta,
invade a água.

No teu peito
é que o pólen do fogo
se junta à nascente,
alastra na sombra.

Nos teus flancos
é que a fonte começa
a ser rio de abelhas,
rumor de tigre.

Da cintura aos joelhos
é que a areia queima,
o sol é secreto,
cego o silêncio.

Deita-te comigo.
Ilumina meus vidros.
Entre lábios e lábios
toda a música é minha. 
 
 

Operação Rescaldo
Ednei Pereira Rodrigues

Vários tons de laranja
Cenoura amassada no livro
Legume incólume à tragédia
A pureza do purê purgante
Tudo é cibalho para o falho
A escrita que crepita
Não repita o parasita
O plural do pural
A coersão do coelho pelo coerente
Enxengar pela orelha
Tudo parelha a grelha
Tapiz de tapiti exorna o vazio
No purgatório encontrei o estro
Deparei-me com você 
O pecado ecado no silêncio
Quando clama a flama
A combustão espontânea faz o esponto do rifle
Temporada de caça aberta ao caçapo
No ardil refil do que penso
Débil fértil redundância
Quando a redoma não resiste ao redor.
 
Glossário: 
 
incólume:ileso,intacto ,sem ferimentos
cibalho:alimento
pural:carvão pulverizado
Tapiz:tapete
exorna:enfeite 
refil:conteúdo descartável,que pode ser substituído
Tapiti&caçapo:coelhos

 
 
Pergunta-me

Mia Couto"Raiz de Orvalho"

Pergunta-me
se ainda és o meu fogo
se acendes ainda
o minuto de cinza
se despertas
a ave magoada
que se queda
na árvore do meu sangue

Pergunta-me
se o vento não traz nada
se o vento tudo arrasta
se na quietude do lago
repousaram a fúria
e o tropel de mil cavalos

Pergunta-me
se te voltei a encontrar
de todas as vezes que me detive
junto das pontes enevoadas
e se eras tu
quem eu via
na infinita dispersão do meu ser
se eras tu
que reunias pedaços do meu poema
reconstruindo
a folha rasgada
na minha mão descrente

Qualquer coisa
pergunta-me qualquer coisa
uma tolice
um mistério indecifrável
simplesmente
para que eu saiba
que queres ainda saber
para que mesmo sem te responder
saibas o que te quero dizer.

Nenhum comentário: