sábado, 2 de agosto de 2014

Trágica Notícia Poética



Míssil abate avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas na Ucrânia
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/07/17/inteligencia-dos-eua-confirma-que-missil-abateu-aviao-na-ucrania.htm


Confissão (Mário Quintana)

Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!


Armistício

Ednei Pereira Rodrigues

Pós Míssil
I miss you
O obus e obtuso
Induzir Indúcias
Dúvida da Indúvia
A derme inerme
Sem égide para a efígie
A esfinge já está sem nariz
A bailarina renga
O maestro maneta indaga o silêncio
A cadência dos cadáveres
Nada manente
Idem o malabarista
Dentro da mala,virou contorcionista
Renegar a contenda
Contemplar o Templo profligado
O litígio é lívido
A aridez do aríete.



Esfinge
Florbela Espanca

Sou filha da charneca erma e selvagem:
Os giestais, por entre os rosmaninhos,
Abrindo os olhos d’oiro, p’los caminhos,
Desta minh’alma ardente são a imagem.

E ansiosa desejo – ó vã miragem –
Que tu e eu, em beijos e carinhos,
Eu a Charneca, e tu o Sol, sozinhos,
Fôssemos um pedaço da paisagem!

E à noite, à hora doce da ansiedade,
Ouviria da boca do luar
O De Profundis triste da Saudade...

E, à tua espera, enquanto o mundo dorme,
Ficaria, olhos quietos, a cismar...
Esfinge olhando, na planície enorme...


Glossário
Indúcias:trégua
Indúvia:Órgão de disseminação do fruto, proveniente do perianto da flor, como os papilos dos aquênios das compostas.
Inerme:desarmado
égide:escudo
efígie:imagem
renga:sem uma perna
aríete:máquina de guerra

Nenhum comentário: