quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ecopoema


Dispersão - Mário de Sá-Carneiro 

Perdi-me dentro de mim 
Porque eu era labirinto 
E hoje, quando me sinto.
É com saudades de mim.

Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...

Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem.

O pobre moço das ânsias... 
Tu, sim, tu eras alguém!
E foi por isso também
Que me abismaste nas ânsias.

Como se chora um amante, 
Assim me choro a mim mesmo:
Eu fui amante inconstante 
Que se traiu a si mesmo.

Regresso dentro de mim
Mas nada me fala, nada!
Tenho a alma amortalhada,
Sequinha, dentro de mim.

Não perdi a minha alma,
Fiquei com ela, perdida.
Assim eu choro, da vida,
A morte da minha alma.



 Rumor sem Rumo

Eu dedilhava o dédalo
Tanger a Tangerina
Profundo afeto ao abjeto
Todo ímpeto de adejar é quieto
Aflige a rêmige
O hirto secreto
O vertical
Dentro da vertente arquitetônica
A lógica botânica
Temo o crisântemo
Eu eucalipto
Calisto espero o serrote
Uma fotossíntese artificial
A  cifra  da crisálida
É lida pela pupila
Se não decifra a pupa
Ela punge
Interpretável intestino
Aquele que recogita
A Ostra
Para polear a pérola
Aquele que cogita o breu.

Ednei Pereira Rodrigues


Glossário Hermético

Dédalo:labirinto
Abjeto:Característica ou que é baixo; ignóbil. s.m. Pessoa que possui essa característica; sujeito desprezível.
Rêmige:Cada uma das penas maiores das asas de uma ave.
Hirto:Duro,ereto.
Calisto:má sorte.
Cifra:código
Crisálida:Terceiro estado do ciclo de vida da borboleta. Quando a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida.
Pupa:sinônimo para crisálida.
Punge:Pungir(verbo)ferir.
Polear:Dar tratos de polé a...Fig. Qualquer coisa que aflige ou atormenta.






Nenhum comentário: